10 de jan. de 2010

O Carnaval está chegando

Mal o meu aniversário passou, já tivemos natal e réveillon. Lembro com se tivesse sido ontem, 8 de dezembro e eu numa mesa de cirurgia. As coisas andam muito depressa, ultimamente. Talvez Boff tivesse razão: a ressonância de Shumman está deixando tudo de cabeça pra baixo e, quando pensamos que ainda estamos de pernas pro ar, já estamos no nosso estado normal e nem percebemos.

Mas, assim como há quem diga que Leonardo Boff blasfemou contra a física, também há quem diga que não, mas esse não é o meu foco para este texto. Aliás, nem foco eu tenho. Comecei pensando em escrever sobre o carnaval e agora já me perdi. Bem! Me achei.
O carnaval.

Como dizia, tudo está passando muito rápido. Tão rápido que nem consigo atualizar este blog como pretendia, semanalmente.

Bem, mas, o carnaval. Falta exatamente um mês, a contar de hoje, para que comemoremos a festa da carne. E opções não faltam. Carnaval em Salvador (me deu uma dor de cabeça...), na outra Baía, a da Traição, em Jacumã, para os que moram na Paraíba. Soube, nos meus últimos serviços lá pelo sertão, que Cajazeiras também tem um ótimo carnaval, Olinda, aqui bem próximo, em Pernambuco, do outro lado, em Caicó, e assim vai.

Bem, agora o que me levou a falar do carnaval se esta data eu detesto? Talvez, a vontade de desabafar, afinal, além das festas de rua, o que me resta? Retiro? Perdoe-me, Senhor, mas eu dispenso.

Mas, digo, sou privilegiado, moro em uma cidade que não tem carnaval, graças a Deus! Por outro lado temos pré-carnaval, que começa uma semana antes, culminando exatamente com a “quarta-feira de fogo”.

Digo que não gosto de carnaval, mas me refiro a este dos últimos anos, com toda aquela agitação, o povo bebendo, melando de farinha quem não está no clima, escondidos em suas mascaras (fala Boris) e se aproveitando da boa vontade dos outros, alguns atos impensados que levam a brigas, uso excessivo de substancias químicas que não prejudicam a quem consome, mas, aos outros, enfim. Se o carnaval ainda fosse aquele dos blocos de amigos, das “ala-ursas” que, no meu tempo eram chamados simplesmente de “urso”, eu até seria fã, mas não dá pra competir com a industria cultural!

O pré-carnaval de João Pessoa é agradável. Apesar da agitação, ainda tem uma característica bem rústica. As virgens de Tambaú, os Cafuçus, juntamente com as Muriçocas do Miramar são os mais populares, mas o encontro dos blocos no centro histórico, o Boi do Bessa e todos os quase 50 blocos espalhados pela cidade, por toda a cidade, democraticamente, me fizeram preferir trocar o principal pelo pré.

Pena que Shumman mais uma vez vai interferir e fazer essa semana passar rápido, culminando com a semana do carnaval de fato, mas, ela também passará! Graças!

3 comentários:

Josafá disse...

eu até gosto do carnaval. época de não trabalhar e passar o tempo todo dormindo em casa.

Fabiana Brito disse...

Eu particularmente prefiro as previas viu - pq o carnaval nas praias a muito tempo n vou, prefiro ficar em casa descansando.

Paloma disse...

eu adoro a prévia carnavalesca, to só esperando chegar. Depois é descanso, mas se tiver uma farrinha, pq não? :P