15 de jun. de 2013

O que é SUPERESTRUTURA?

Imagine você, mais que bilionário. Acha pouco seus míseros 'zeros' se multiplicando ferozmente em dividendos das empresas que adquiriu do povo, sob forma de concessão pública (gratuita). Teme que esse mesmo povo um dia venha reclamar os seus pertences, mesmo que aparentemente gritem por alguns centavos. 

Você então se reúne com seus amigos juízes, promotores e governantes
, aos quais tão solidariamente dispensou alguns apoios logísticos. E, em troca da manutenção destes apoios, os convoca a manter tudo como manda sua consciência. Dos juízes e promotores, que se emitam mandados de prisão. Dos governantes, que se executem, através dos seus agentes públicos de repressão, fantasiados de seguranças do povo, as tais prisões.

Mas, falta algo! Você não prestou nenhum tipo de favor ao outro lado do povo. Então, você lembra que financia a mídia e exige o pronto adestramento desse outro povo. É um povo trabalhador, sofrido e que não tem tempo pra pensar. Então, que pense menos ainda. E ordena que lhe sejam dadas as garantias para isso: entretenimento do tipo bunda, seios, coxas, peitoral. Tudo jogado ao ventilador, para ventilar cada vez mais longe, com ajuda das TVs abertas e dos jornais de 25 centavos. Que as músicas incitem o raciocínio tardio, com composições melódicas que façam rebolar e letras que sejam facilmente assimiladas por pais, mães, filhos, filhinhos e animais domésticos. E que não se esqueçam de incutir no inconsciente desse povo que ser capitalista, andar de calças jeans e falar inglês vai fazer o ser humano viver melhor. Que tudo o que lembre os comunistas filhos da puta, que querem dividir toda a produção mundial (inclusive os seus dividendos) em quotas iguais entre todas as pessoas do planeta, seja taxado lixo. E que, por fim, incutido isso nas mentes, agora se incite o ódio entre os trabalhadores, sobretudo entre aqueles que são da paz e do amor e que odeiam tudo o que seja contra a ordem, e os que estão depredando os bens (públicos ou não).

Ainda assim você vai se deparar com uns merdas intelectuais, das universidades públicas, discentes e docentes que, vez por outra, conseguirão um espaço nas mentes alheias. Você vai se lembrar que tem o governo como aliado. Então, exige que se diminua a assistência aos estudantes e que se retalhe os professores insubordinados. Essa coisa de educação poderá fujir do controle e, obviamente será preciso cortar o mal pela raiz. Logo, você vislumbra a possibilidade de transformar os futuros cidadãos revoltosos em zumbis dos dias atuais. E Oferece entorpecentes a eles. De preferência os mais nocivos, de fácil aquisição, como o 'crack'. Não satisfeito, é claro, você deverá conversar com as filiais das TVs abertas. Planeje um tipo de programação que banalize a violência. Dessa forma, uma terceira parte do povo vai está dedicada a se gladiar entre si. Finalmente, tome como nota: o Estado e a imprensa têm que fingir que combatem esse mal. Entenda isso como uma jogada de 'marketing' - afinal, você deve continuar investindo no adestramento daquele outro povo.

Pronto. Agora você já tem uma ideia do que é SUPERESTRUTURA. Você só não faz ideia de que lado você está! Não é?

Nenhum comentário: